O Ministério Público foi notificado sobre o caso
Uma fiscalização feita pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) constatou uma série de problemas estruturais no Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras. Segundo o relatório apresentado pela entidade, paredes de alguns cômodos do local apresentam mofo e os profissionais de enfermagem que lá atuam não contam com repouso adequado.
Foi registrado também a falta de ares-condicionados ou ares-condicionados inadequados em algumas das salas da unidade.
“A notificação aconteceu após a Divisão de Fiscalização identificar algumas irregularidades, entre as mais graves, a inexistência de cálculo de dimensionamento (quantidade de profissionais necessários para uma assistência de Enfermagem segura) e inadequações em documentos gerenciais, o que compromete o exercício seguro da profissão na instituição de saúde”, informou o COREN-PI em postagem divulgada na semana passada via Instagram.
A inspeção aconteceu no último dia 12. O conselho notificou a direção do hospital e informou o caso ao Ministério Público.
“Em resposta, a diretora da unidade, Celene Fontenele, e a Enfermeira Responsável pelo Serviço de Enfermagem, Luciene Dias, assumiram o compromisso de realizar as adequações necessárias e enviar os documentos comprobatórios ao conselho ainda no mês de janeiro”, acrescentou o Conselho Regional de Enfermagem.
Tentamos contato com a Secretaria de Estadual da Saúde do Piauí, que destacou não ter manifestação sobre o assunto.
Com informações do COREN-PI