O rompimento foi oficializado nesta terça-feira, 30
O prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), e Zé Neri (PT), ex-prefeito da cidade, não são mais colegas de grupo. O rompimento foi oficializado nesta terça-feira, 30, pelo chefe do executivo picoense.
Gil convocou a imprensa local para uma entrevista coletiva, na sede da Prefeitura, onde deu seu motivo para o afastamento. O deputado estadual Aldo Gil (filho do prefeito), secretário de Saúde de Picos, também esteve.
Foi Aldo quem começou falando. Segundo o deputado, não houve briga entre ele, o pai e Zé Neri, mas o petista não cumpriu o prazo estipulado para dizer se iria continuar ou não com a aliança.
“Nós não poderíamos aguardar isso aí até março, abril, maio… para chegar lá na frente e eles não poderem ficar com a gente”, afirmou Aldo.
O prazo, de acordo com ele, foi justamente esta terça-feira. “Não houve nenhum motivo de nossa parte de eles saírem. Pelo contrário. Lutamos muito e tudo porque a parceria era bom que chegasse até muito mais lá na frente”, lamentou o prefeito.
Quem estava à frente da negociação era o deputado estadual Nerinho (PT), secretário da Defesa Civil do Piauí e filho de Zé Neri. O secretário, acrescentou Aldo Gil, prometeu negociar com o governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), a continuação da parceria, que visava à reeleição de Gil Paraibano.
“Tive uma reunião com o deputado Nerinho ainda na Alepi lá no dia 05 de dezembro. Ele me disse que teria uma conversa com o governador no dia 06 de janeiro, onde só poderia me dar a resposta após conversar com o governador, mas não consegui mais contato com o deputado Nerinho”, disse Aldo.
A nossa reportagem tentou, sem êxito, contato, via telefone, com o deputado Nerinho.
Zé Neri concedeu entrevista à imprensa picoense, também ontem, e deu a sua versão da história.
O ex-prefeito se disse “surpreso” com a decisão do agora ex-aliado e reclamou de falta de consideração: “Caberia ao prefeito nos convocar, o partido, e comunicar a decisão dele. Ele não teve essa consideração […]. Nós fomos pegos de surpresa, mas eu desejo boa sorte ao prefeito e aos que acompanham ele”.
O Palácio de Karnak tem pré-candidato a prefeito de Picos, é o deputado estadual Pablo Santos (MDB), secretário de Turismo do Piauí. Especulações de bastidores dão conta de que Nerinho já deu a garantia de que seu grupo irá apoiar a ideia do emedebista, por isso o suposto silêncio com relação à manutenção da aliança com Gil Paraibano.
Apesar do rompimento, os petistas vão continuar tendo influência na Prefeitura de Picos, isso porque a vice-prefeita da cidade é Xandú Neri, filha de Zé Neri, também do PT.
Matérias relacionadas:
Picos: Grupo de Gil Paraibano acredita na continuidade da aliança com o ex-prefeito Zé Neri
Eleições em Picos: Zé Neri renuncia à vice de Gil Paraibano e coloca a filha na vaga