“Eu entendo que isso foi um erro que foi cometido no passado”, alegou o emedebista
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse ser a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito. A matéria é tratada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como uma das prioridades da Casa para este semestre.
Castro tratou do assunto em entrevista concedida à imprensa durante evento nesta quinta-feira, 08, no Palácio de Karnak, sede do executivo piauiense. O emedebista classificou de “erro” a ideia de reeleição para cargos do executivo como.
“Eu entendo que isso foi um erro que foi cometido no passado. Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que ele e muitos queriam que fosse pra reeleição. No Brasil não existia reeleição para cargos executivos e ele, para ter o direito de se reeleger presidente da República e não dizer que era uma legislação feita só para si, incluiu os governadores e os prefeitos”, criticou Marcelo.
A PEC que prevê o fim da reeleição para cargos do executivo é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A matéria já começou a tramitar no Senado, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda a definição da relatoria.
Segundo Rodrigo Pacheco, a votação em plenário vai acontecer ainda este mês.
O direito à reeleição foi garantido em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) administrava o país. A mudança, instituída por meio de uma PEC promulgada naquele ano, beneficiou o tucano, que em 1998 foi reeleito.
Com informações do Portal UOL