O Decreto nº 22.756 cita os fenômenos meteorológicos recentes que aumentaram as temperaturas e a diminuição da chuva no semiárido
Matéria de Kelvyn Coutinho
O governador Rafael Fonteles (PT) assinou um decreto declarando situação de emergência por conta da estiagem em 40 municípios do Piauí. O documento tem validade de 60 dias.
Conforme cita o Decreto, nº 22.756, a medida foi tomada devido à irregularidade nas chuvas observada nos últimos anos na maioria dos municípios do Piauí, especialmente na região do semiárido, assim como a acentuação das máximas temperaturas e a redução da umidade relativa do ar.
O texto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), também menciona o monitoramento realizado pelo monitor de secas do Brasil, órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), apontando que, na porção Sul do estado, houve o avanço e o agravamento da seca, que passou de moderada (S1) para grave(S2), devido à piora dos indicadores em dezembro de 2023.
O governador determina ainda que “ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”.
Veja a lista dos municípios em situação de emergência: