O Governo do Piauí vai fazer um censo previdenciário a partir do próximo ano, segundo o presidente da Agencia PiauíPrevi, Ricardo Pontes. Nesse censo será […]
O Governo do Piauí vai fazer um censo previdenciário a partir do próximo ano, segundo o presidente da Agencia PiauíPrevi, Ricardo Pontes. Nesse censo será feito um recadastramento dos servidores ativos, inativos e pensionistas. O objetivo é a unificação de dados para ter mais organização e economia em relação a previdência.
De acordo com a proposta, esse recadastramento de servidores ainda servirá para unificar os sistemas de gestão de servidores, da folha de pagamento e da previdência. Essa ação ainda vai alimentar o Sistema Integrado de Administração de Pessoas (SIAPE).
O Governo do Estado tem cerca de 100 mil servidores entre ativos e inativos. “É necessário superar a atual situação de que diversos sistemas são utilizados de forma desconexa. Sistemas que não permitem ao gestor visualizar a evolução da despesa com pessoal ou quantas pessoas irão se aposentar nos próximos anos. E se o Estado vai ter condições de pagar as aposentadorias”, comentou Ricardo Pontes.
Ele destacou que esse censo previdenciário deve abarcar todos os poderes. O Executivo já está entrando em contato com o Judiciário e o Legislativo que deverão informar os dados dos servidores. Esse novo cadastro deve ser feito de forma presencial e digital.
A expectativa é de que a atualização cadastral seja retomada em 2020 com a realização de um censo previdenciário para ativos e inativos.