A data foi definida ainda no final do ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral
Matéria de Wanderson Camêlo
A nova eleição para a Câmara Municipal de Gilbués acontece nesse domingo (03 de março), assim como o pleito suplementar para prefeito e vice de Dom Expedito Lopes. A data foi definida ainda no final do ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI).
O último pleito para vereador de Gilbués foi anulado em setembro de 2023 devido a fraude na cota de gênero. Segundo o Ministério Público Eleitoral, três mulheres foram colocadas como candidatas na chapa do Progressistas, mas não fizeram campanha. Os votos foram anulados e foi determinada uma nova eleição.
Foram cassados Dimas Medeiros (presidente da Câmara de Gilbués), Anderson Ribeiro Araújo, João Dias Filho, Henrique Guerra e Mário Júnior Fonseca, mais conhecido como Júnior da Boa Vista. Ou seja, cinco vereadores perderam o mandato: mais da metade da Câmara de Gilbués, composta por nove parlamentares.
A legislação eleitoral determina a realização de eleição suplementar quando mais da metade de um parlamento for cassado.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou o mandato do prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa (Republicanos). A Corte divulgou a decisão em novembro do ano passado.
O Ministério Público Eleitoral acusou Barbosa de compra de votos em 2020. Por conta disso, a vice-prefeita, Evanil Conrado (Republicanos), também perdeu o mandato.