A eleição para conselheiros tutelares de Parnaíba foi encerrada e o resultado divulgado na noite de ontem (27). Em ordem de votação foram eleitos os […]
A eleição para conselheiros tutelares de Parnaíba foi encerrada e o resultado divulgado na noite de ontem (27). Em ordem de votação foram eleitos os candidatos Cristina de Souza, Frank Brum, Junior Profeta, Vanusa e Lidiane Miranda para o quadriênio 2020/2024. A renovação dos conselheiros foi de cem por cento. A eleição já tinha sido adiada duas vezes.
Ao todo foram apurados 5.770 votos, sendo 5.727 deles considerados votos válidos. Nove pessoas votaram em branco e 34 votaram nulo. A votação aconteceu em 18 escolas de Parnaíba. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 31 urnas estão sendo utilizadas nesse processo.
24 candidatos disputavam as cinco vagas para conselheiro tutelar. Os eleitos conquistaram as seguintes votações: Cristina de Souza recebeu 715 votos, Frank Brum 454 votos, Junior Profeta 447 votos, Vanusa 399 votos e Lidiane Miranda 394 votos.
A primeira votação aconteceu no dia 6 de outubro, mas comissão eleitoral cancelou o pleito após erros logísticos. Houve problema na identificação dos eleitores, caderno de votação e nas urnas.
O TRE recomendou que as eleições do dia 6 fossem adiadas para o dia 28. Mas antes dessa definição, os candidatos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente definiram que as eleições seriam dia 20, o que contrariou a lógica em que o TRE sempre fez nas eleições partidárias onde os pleitos se definem no último domingo do mês.