Competições são voltadas a jovens estudam na rede pública e particular de ensino
Matéria de Lays Viana
Com o objetivo de incentivar a prática de esportes pelos estudantes, o Governo do Estado lançou os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e as Paralimpíadas Escolares 2024. Neste ano, cerca de 4 mil alunos vão participar das disputas.
A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, nessa quinta-feira (11). A iniciativa é uma realização das secretarias estaduais de Esportes (Secepi), Educação (Seduc) e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Os jogos são voltados aos jovens de 11 a 17 anos de idade que estudam nas redes de ensino estadual, municipal e particular, além do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Uma das novidades desta edição é a inclusão da modalidade Desporto nas competições.
Os competições serão realizadas em sete polos de educação do Piauí, contemplando os 224 municípios do estado. Os estudantes disputarão em 22 modalidades. São elas atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez. Foram incluídas ainda esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas.
Os atletas selecionados nos Jepis representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), nos Jogos da Juventude (JUV), nas Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Governo vai custear as passagens aéreas aos atletas que se destacarem e que irão participar das etapas nacionais.
“A cada ano do nosso mandato, nós vamos aumentar o investimento no esporte, seja o esporte escolar, seja o esporte amador, seja o esporte profissional. Estamos cumprindo isso. Em todos os programas esportivos do Governo, o investimento desse ano é maior do que o do ano anterior. Então, os Jogos Escolares do Piauí, o investimento é maior, são mais modalidades, mais estudantes, mais polos para as etapas regionais, garantindo passagem aérea a todos os alunos que irão disputar os Jogos Escolares Brasileiros e, portanto, um investimento maior na educação, no esporte escolar, especialmente nos Jogos Escolares”, declarou o chefe do Executivo piauiense.