Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude afirma que campanhas como esta auxilia na conscientização da importância de denunciar abusos
Com o objetivo de dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, a Campanha Maio Laranja é uma ação nacional que acontece durante todo o mês. Em entrevista à Teresina FM, a promotora de justiça Joselisse Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (Caodij/MPPI), comenta sobre a importância da ação.
A promotora afirma em entrevista que, com o auxílio dos trabalhos realizados nas campanhas de conscientização, a população tem denunciado cada vez mais os casos de abusos contra crianças e adolescentes. “A gente vê o número de abusos sexuais crescendo, o que mostra uma resposta de várias campanhas que são feitas no Brasil. A Campanha Maio Laranja marca o dia 18 de maio como aquele dia que você vai as ruas e falar mais sobre esse assunto”, diz Joselisse Carvalho.
De acordo com Joselisse Carvalho, atualmente há mais visibilidade sobre temas que abordam o abuso infantojuvenil, facilitando no processo de denúncias. “Com a companha realizamos blitz para conscientizar a população, palestras educativas voltadas para crianças em escolas, além de um seminário que será realizado no dia 28 deste mês no auditório da ASA (Ação Social Arquidiocesana)”, explica a promotora.
Qualquer pessoa que tomar conhecimento de abuso ou exploração contra criança e adolescente pode fazer uma denúncia pelo Disque 100. A ligação é gratuita. O serviço funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita junto à Polícia Militar (PM-PI), pelo número 190, ou junto à Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.