Todos os partidos que apoiam o presidente se manifestaram a favor da manutenção dos vetos
Como esperado, a oposição no Congresso conseguiu unir força suficiente e derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos importantes do chamado PL das “saidinhas”. O petista não havia aceitado a parte que impedia a saída temporária de detentos para celebrar datas comemorativas com a família e o trecho que impedia os presos de frequentar atividades que ajudem a retomar o convívio social.
As duas votações aconteceram na sessão plenária desta terça-feira, 28; 314 deputados se manifestaram a favor da derrubada dos vetos de Lula e 126 votaram contra. Houve duas abstenções.
Com relação aos senadores, 52 foram contra os vetos e 11 manifestaram apoio à ação de Lula. Houve uma abstenção.
A senadora piauiense Jussara Lima (PSD) acompanhou a orientação do partido e se manifestou a favor da manutenção dos vetos. Ciro Nogueira (Progressistas-PI), oposicionista, votou contra.
Assim o benefício das saidinhas, que contempla presos do regime semiaberto, será concedido somente aos detentos que forem sair para estudar: cursar o ensino médio, superior ou o supletivo. A regalia contempla também detentos inscritos em cursos profissionalizantes.
Matéria relacionada:
Deputado federal Júlio Arcoverde critica veto de Lula a trecho do PL das saidinhas