A lista inclui seis dos 10 representantes do Piauí na Casa
Levantamento feito pelo portal de notícias Congresso em Foco mostra que 111 dos 513 deputados federais brasileiros são investigados em algum inquérito ou respondem a alguma ação penal. O número de pendências judiciais corresponde, portanto, a pelo menos um quinto dos integrantes da Câmara Baixa.
A lista inclui seis dos 10 representantes do Piauí na Casa, são eles: Flávio Nogueira (PT), Florentino Neto (PT), Merlong Solano (PT), Jadyel Alencar (Republicanos), Júlio César (PSD) e Júlio Arcoverde (Progressistas).
O levantamento foi feito através de pesquisas em sites de tribunais. O Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) e os Tribunais de Justiça estaduais foram consultados.
“É possível, porém, que haja mais ações judiciais do que as listadas aqui – além das que estão em sigilo, há tribunais que não têm um meio eficiente de consulta processual pública. […] Cabe também o esclarecimento de que a condição de investigado ou réu, por si só, não equivale a culpa. Em um inquérito, a Justiça pode determinar que o investigado não seja tornado réu depois; em uma ação penal, ele pode ser declarado inocente”, ressalta o Congresso em Foco.
Os dados constam em reportagem divulgada pelo Congresso em Foco nesta quinta-feira, 06. O portal abriu espaço para a manifestação dos citados, mas nenhum deles enviou resposta até o momento.