23/11/2024

Cidades

Plano de manejo dos parques Cânion do Poti e Santo Antônio é aprovado

Documento técnico é essencial para a gestão dos parques ambientais de Buriti dos Montes e Campo Maior

Compartilhe agora

Publicado por: Jade Luara 12/07/2024, 10:20

Os planos de manejo dos parques estaduais Cânion do Rio Poti, em Buriti dos Montes, e Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, foram aprovados. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (11) pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Cânion do Rio Poti (Foto: Reprodução)

O plano de manejo, elaborado por técnicos e pela população, é um documento técnico para a melhor gestão do parque, definindo o uso do espaço ambiental, incluindo autorizações para visitação e licenças.

José Neto, auditor fiscal ambiental e gerente de Áreas Protegidas da Semarh, destacou que o plano de manejo é essencial para estabelecer regras de uso do espaço, incluindo o zoneamento, que define áreas com regras específicas.

O documento inclui informações sobre biodiversidade, história e cultura da unidade de conservação.

O Parque Cânion do Rio Poti, criado em 2017, possui 6.872 hectares no bioma Caatinga, com cânions e vestígios arqueológicos. O Parque da Serra de Santo Antônio, criado em 2019, oferece ecoturismo com 1.840 degraus até uma cruz no pico, onde é realizada uma missa anual; é também um destino para ciclistas e aventureiros que praticam escalada e rapel.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM