O acordo foi costurado pelo deputado estadual Georgiano Neto (MDB)
Matéria de Wanderson Camêlo e Lays Viana
O vereador Markim Costa (PRD) acertou os detalhes para deixar a base aliada ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, de quem é colega de partido. O parlamentar se juntará ao Palácio de Karnak, ou seja, passará a ajudar o deputado estadual Fábio Novo (PT), pré-candidato a chefe do Executivo municipal.
Markim fez seu anúncio oficial nesta sexta-feira (19), em coletiva de imprensa na Câmara Municipal de Teresina, confirmando que entregou o cargo que ocupava como presidente municipal do partido.
O vereador alegou que o rompimento com Dr. Pessoa se deve a privilégios que alguns pré-candidatos do PRD teriam em detrimento de outros.
“Em 2022 nós já tínhamos participado da campanha do governador Rafael Fonteles […]. Então, a gente já fazia parte desse time. Foi uma decisão natural que a gente teve, ainda mais depois que começamos a formação dessa chapa do PRD, quando na reta final nós aceitamos o prefeito e acabou que a força do Palácio da Cidade estava desequilibrando esse jogo. Então, a gente acha que não é justo. A gente sempre prezou por uma chapa equilibrada, onde todos se sentissem no direito de disputar, sem privilegiar um ou outro”, explicou o parlamentar.
O acordo foi costurado pelo deputado estadual Georgiano Neto (MDB). “Estamos dialogando”, escreveu o deputado ao ser questionado, nesta sexta-feira (19), pela nossa reportagem sobre o assunto.
Markim desistirá também da pré-candidatura à reeleição. Na verdade, o pacto com o petista inviabiliza a pré-candidatura à reeleição, já que o PRD representa os interesses de Doutor Pessoa e não há mais prazo para mudança de agremiação.
A tendência é a de que o vereador libere as bases eleitorais para o pré-candidato a vereador de Teresina Zé Neto, do MDB.
Será a primeira vez do pré-candidato na disputa por vagas no parlamento municipal. Ele é assessor de Georgiano Neto e apadrinhado pelo deputado.
Questionado sobre o motivo de sua desistência da pré-candidatura à disputa eleitoral deste ano, o vereador argumentou que problemas pessoais o levaram a tomar a decisão.
“A gente tem uma decisão pessoal, pensando num bem maior para a cidade de Teresina. A gente está com a questão familiar e de saúde também que influenciou nessa decisão”, pontuou Markim Costa, que disse que escolherá qual partido seguir após as eleições municipais.
Matérias relacionadas:
Irmão do vereador Markim Costa deve dividir comando da SAAD Sudeste com Vanicleudi Queiroz
Vereadores do PRD pensam em abandonar Dr. Pessoa após convenção