A parlamentar ocupa a vaga da deputada Ana Paula, após Tiago Vasconcelos pedir licença para voltar à coordenação do CENDFOL
A suplente Vanessa Tapety (MDB) foi empossada como deputada estadual pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) e foi presidida pelo vice-presidente da Casa, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).
A nova parlamentar assume a vaga da deputada licenciada Ana Paula (MDB), pois o suplente Tiago Vasconcelos (MDB), que tomou posse nessa quarta-feira (24), também pediu licença para retornar ao comando da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL).
A deputada, que é filiada ao partido desde os 16 anos e neta do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Oeiras Juarez Tapety, pontuou que suas prioridades durante o mandato serão em prol da defesa dos direitos das mulheres.
“Vou continuar o trabalho da deputada Ana Paula, que é exemplar. Tenho que honrar o trabalho dela e continuar trabalhando pelo Piauí, ajudando o governador Rafael e trabalhando muito para o Piauí continuar cada vez mais em frente […]. Como eu sou mulher, primeiramente eu tenho que defender as mulheres. Eu acho que a gente tem que implementar políticas públicas para defendê-las, aprovar projetos de relevância para as mulheres e as pessoas menos favoráveis. Eu sempre lutei muito pelos menos favorecidos, minha luta de vida sempre foi essa”, declarou Vanessa Tapety.
Estiveram presentes os emedbistas senador Marcelo Castro e deputado estadual Ziza Carvalho, além do ex-deputado estadual e tio de Vanessa, Mauro Tapety.
Marcelo Castro destacou a satisfação pelos votos recebidos em Oeiras, cidade natal da deputada recém-empossada, e ressaltou a importância de maior inclusão feminina na política. Para ele, o sistema eleitoral beneficia mais os homens que as mulheres.
“O nosso sistema eleitoral é deformado, disfuncional, um sistema caríssimo e, como o dinheiro está mais nas mãos dos homens do que das mulheres, os homens terminam tendo uma proeminência na política superior às mulheres. Não que essa sub-representação feminina não seja um fenômeno mundial, mas no Brasil ele é extremamente elevado exatamente por causa do nosso sistema eleitoral”, disse Marcelo Castro.
Vanessa Tapety foi vice na chapa de Dr. Pessoa (PRD) para governador do estado em 2018, quando ela pertencia ao PTC. Nas eleições de 2018, a deputada obteve 11.769 votos.
Matéria relacionada:
Alepi: Depois de duas trocas, Vanessa Tapery assume vaga na Assembleia Legislativa do Piauí