Aplicativo da Justiça Eleitoral está disponível gratuitamente para denúncias
A Justiça Eleitoral recebeu 74 denúncias de propaganda eleitoral irregular referentes a municípios piauienses desde a última sexta-feira (16), data em que iniciou oficialmente a campanha eleitoral para os cargos de vereadores e prefeitos.
As informações foram encaminhadas por meio do aplicativo Pardal 2024 e apontam que nesta quarta-feira (21) o município com mais denúncias foi Cabeceiras, que registrou 16 casos, seguida por São Braz do Piauí, com 13 denúncias.
Em terceiro lugar está a cidade de São João do Arraial, onde foram feitas 12 denúncias. Já a capital, Teresina, aparece na 4ª colocação, com oito casos.
Neste ano, o App conta com formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na Internet. Outra mudança diz respeito à obrigatoriedade, em todos os casos, de que o formulário esteja instruído com comprovação mínima, para que seja remetido ao juízo eleitoral competente.
Além disso, para cada denúncia, o usuário deverá observar a descrição específica sobre o que “pode/não pode” sobre o tema. Antes, isso dependia da boa vontade da pessoa denunciante em consultar o aplicativo para se informar.
A plataforma pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Google Play ou na App Store). Também estão em funcionamento o Pardal Web e Pardal ADM.