Projeto foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina e deve ser votado em Plenário nos próximos dias
A vereadora Teresinha Medeiros (MDB) protocolou nesta semana um projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina que permite que carros de passeio e motocicletas utilizem faixas exclusivas de ônibus em horários de pico na capital sem aplicação de multa.
De acordo com o texto, os veículos ficam autorizados a trafegar nas faixas de 6h30 às 8h30, 11h30 às 13h30 e 17h30 às 19h30. A parlamentar explicou à imprensa, nessa quinta-feira (22), que a proposição visa contribuir para a redução de acidentes no trânsito.
“A gente espera que esta Casa aprove e que também seja sancionado pelo prefeito para que possa fluir o trânsito na cidade de Teresina, especialmente no horário de pico, possa ter a condição necessária e não acontecer tanto ‘engasgo’, como está acontecendo na cidade de Teresina, assim como estão acontecendo também acidentes. Eu, diariamente, ando na cidade, estou acompanhando os acidentes por conta da quantidade de carros e fica uma via, que é a via dos ônibus, totalmente desocupada. Na hora que ele [motorista] ocupa, ele é multado. Então, estamos com esse projeto de lei tentando ajudar a nossa cidade de Teresina, ajudar o nosso povo e também ajudar o prefeito que está na gestão”, disse a vereadora.
Teresinha Medeiros esclareceu ainda que iniciativa foi inspirada em uma medida em vigor em Londres, na Inglaterra.
“Nós temos outros países mais desenvolvidos, a gente não está inventando moda. A gente tem que copiar as coisas boas que fazem bem para a cidade […]. A Inglaterra, que é um grande país já desenvolvido, lá já funciona com toda a tranquilidade e dá um escoamento necessário, dando condição às pessoas que transitam para que possam transitar com mais tranquilidade e não colocar tanto em risco as vidas das pessoas como está acontecendo atualmente em nossa cidade”, frisou a autora do projeto.
O PL tramita na Casa e deve ser votado em Plenário e, caso aprovado, ser encaminhado para sanção do prefeito.