Carlos Anchieta se despediu nesta quinta-feira
Envolvido, segundo a Polícia Federal (PF), em um esquema de desvio de dinheiro público, o secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, divulgou, via Instagram, um vídeo em tom de despedida. Foi literalmente o adeus à pasta.
O vídeo divulgado pelo agora ex-secretário contém uma música animada, falando de Deus, e imagens de Carlos durante eventos em que participou como secretário de Cultura. Não há menção à possível saída da pasta na publicação.
Carlos Anchieta pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira, 05, mesmo dia em que publicou a gravação; será substituído por Ingrid Pereira, que já era servidora da SECULT. A Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí confirmou o desligamento à Teresina FM. Anchieta também se manifestou, publicou uma nota por meio do Instagram ainda ontem.
O ex-secretário assumiu o comando da secretaria em 2020. Ele foi indicado pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), que antecedeu o apadrinhado no cargo.
Carlos foi alvo da a Operação Front Stage, que teve como objetivo combater crimes contra administração pública e lavagem de dinheiro, resultantes de favorecimento, por agentes públicos, a pessoas jurídicas agraciadas em editais culturais promovidos, em 2020, pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí e custeados com recursos da Lei Aldir Blanc.
A PF deflagrou a ação no último dia 29. O secretário não chegou a ser preso.
PF e CGU combatem desvio de recursos públicos da Lei Aldir Blanc no Piauí