A diferença foi de 41.054 votos
Como indicava as pesquisas de intenção de voto, Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) polarizaram a disputa pela Prefeitura de Teresina e o candidato do União Brasil levou a melhor. A diferença foi de 41.054 votos.
Os dois juntos obtiveram 438.642 dos votos válidos (459.544). A definição aconteceu logo depois das 7h30min; nesse horário o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) não havia concluído a apuração, mas Mendes já estava matematicamente eleito.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, candidato à reeleição pelo PRD, decepcionou. Ele obteve apenas 2,20% (10.131) dos votos válidos, o que lhe rendeu a terceira colocação.
Natural de Campo Maior, Norte do estado, Silvio Mendes é médico ortopedista. Começou na vida política como secretário Municipal de Saúde de Teresina nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho.
Foram 12 anos de experiência como secretário. Mendes já administrou também a capital, a primeira vez em 2004, depois foi reeleito.
Silvio tentava voltar ao cenário político pela segunda vez consecutiva. Em 2022 ele pleiteou o comando do Executivo piauiense.