A vitória selou também retorno da família Ferreira ao poder na cidade
São Raimundo Nonato registrou uma das disputas para prefeito mais acirradas do Piauí. O grupo da família Castro, que domina o cenário político da cidade, rachou em 2023, dando início a conflitos que chamaram a atenção.
O bloco liderado pelo senador Marcelo Castro (MDB) levou a melhor no final das contas. Ele até mudou o domicílio eleitoral para São Raimundo Nonato a fim de dar suporte ao primo Rogério Castro (MDB), atual vice-prefeito da cidade.
Os emedebistas derrotaram a coalizão encabeçada pela prefeita Carmelita Castro (PT), que apostou no sobrinho Isaías Neto (PT) para continuar tendo influência no Executivo de São Raimundo Nonato; Rogério cobrava o direito de buscar a sucessão, mas foi ignorado pela petista. A diferença entre Isaías e o candidato vitorioso foi de 2.034 votos: 12.457 para Castro e 10.423 votos para o petista.
Marcelo Castro acompanhou o resultado direto da cidade natal, comemorou bastante e com direito a críticas duras aos adversários, só não citou nomes.
“Dos meus 42 anos de vida pública, a maior alegria que eu tive na minha vida foi quando eu fui eleito senador, por quê? Porque todas as minhas outras eleições eu esperava ganhar, abria as urnas eu ganhava. Eu ficava alegre, mas era uma alegria de quem já esperava aquele resultado. E na minha eleição de senador havia uma dúvida muito grande e uma possibilidade de derrota, então, quando eu fui eleito, foi uma alegria sem igual. Mas a segunda maior alegria da minha vida é essa eleição de São Raimundo Nonato, simplesmente para que passagem a me respeitar e não me desconsiderar como me desconsideraram aqui em São Raimundo”, disparou o senador em entrevista ao portal SRN.
Os dois grupos disputaram até a preferência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O mandatário gravou vídeo manifestando apoio a Isaías Neto e pedindo voto ao correligionário. Marcelo Castro (que preferia a neutralidade do presidente) ficou insatisfeito. O caso gerou troca de farpas entre os dois blocos políticos.
A vitória dos emedebistas sela também o retorno da família Ferreira ao comando do Executivo de São Raimundo Nonato. Antes oposição ferrenha ao grupo, Marcelo Castro selou as pazes visando levar a melhor no pleito majoritário.
Marcelo Castro e Hélio Isaías trocam farpas sobre vídeo de apoio de Lula em São Raimundo Nonato