Segundo ele, o foco é reeleger o senador Ciro Nogueira
Reestruturar a bancada na Alepi, aumentar ou ao menos manter o contingente de representantes na Câmara Federal e o principal: reeleger o senador Ciro Nogueira. Esses serão os objetivos do Progressistas para 2026 no Piauí.
O presidente da legenda no estado, Joel Rodrigues, foi quem garantiu. Ele mesmo se colocou à disposição para encarar alguns dos desafios em mente, quem sabe até enfrentar a disputa majoritária como cabeça de chapa ou vice.
“A gente vai focar na vaga de reeleição do senador e avaliar qual o melhor caminho pra oposição no Piauí em relação ao governo a vice-governador, mas o Joel pessoalmente não tem um projeto definido aí […]. Eu estou sempre à disposição do partido para organizar pra fortalecer e pra ocupar mais espaço tanto na Assembleia, na Câmara Federal, para apoiar a reeleição do nosso senador e, quem sabe, também ocuparmos o espaço até mesmo do governo [disputar o Governo do Piauí]”, disse Rodrigues em entrevista à Teresina FM este mês.
Joel foi prefeito de Floriano até 2022, quando pediu desincompatibilização do cargo para tentar vaga no Senado. Ele acabou sendo derrotado pelo petista Wellington Dias.
Antes o progressista chegou a ser especulado como candidato a governador do Piauí. Silvio Mendes (União Brasil) quem representou o principal grupo de oposição ao Palácio de Karnak na corrida eleitoral.
O Progressistas perdeu três representantes na Alepi, que continuam filiados à legenda por formalidade, são eles: Bárbara do Firmino, Marden Menezes e Dr. Thales Coelho. Os três migraram para o grupo ligado ao governador do Estado, Rafael Fonteles (PT). Fora isso, Wilson Brandão irá se aposentar. Gracinha Mão Santa, Gustavo Neiva e Aldo Gil, que tentarão a reeleição, também representam a agremiação no parlamento piauiense.
Os vereadores Victor Linhares, Ismael Silva e Cristina Soares, filha mais nova do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, são tidos como candidatos a deputado estadual pelo PP na próxima eleição proporcional.
Além do senador Ciro Nogueira, o Progressistas-PI conta com Júlio Arcoverde e Átila Lira, deputados federais, no Congresso.