O requerimento foi lido na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira, 21
O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) cobra do Governo do Piauí um relatório contendo informações referentes ao funcionamento e gastos com a instalação e manutenção de escritórios do Estado no exterior. O requerimento foi lido na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (21).
Na oportunidade o parlamentar requereu ainda informações sobre o Porto de Luís Correia, litoral piauiense. Como informado pela Alepi, Neiva quer saber, dentre outras coisas, o valor total a ser injetado, cronograma de obras e sobre a perspectiva de futuras parceiras para a realização dos serviços.
Os escritórios internacionais do Estado são tocados pela Investe Piauí, empresa do governo estadual que objetiva atrair investimentos estrangeiros. Os primeiros estabelecimentos foram inaugurados em 2023: um em Boston, Estados Unidos; um em Tallin, na Estônia, e um em Lisboa, Portugal. O último foi inaugurado em Xiamen, China, este mês.
O Executivo prometeu investir R$543 milhões para tornar o Porto de Luís Correia totalmente operacional. As obras foram iniciadas em 1976, mas paralisadas em várias oportunidades.
A primeira etapa dos serviços consiste em um terminal pesqueiro. Orçada em 110 milhões, ela foi entregue somente em dezembro de 2023.
Com informações da Alepi