O presidente da entidade é a favor do nome do prefeito de São José-PI, Admaelton Bezerra (MDB)
O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Toninho de Caridade (PSD), quer garantir que um nome do próprio grupo o suceda; aliás, a pré-candidatura já foi definida. O escolhido foi o prefeito de São José-PI, Admaelton Bezerra (MDB).
O primeiro passo foi unificar o bloco em torno de uma única pré-candidatura. Para isso Toninho conseguiu convencer os prefeitos de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo (PSD), e Aroazes, Manoel Portela (PT), a desistirem do pleito para apoiar Admaelton. Outro ponto considerado importante foi a adesão do prefeito eleito em Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).
Agora o presidente da APPM começa a se articular para tentar fechar consenso e impedir que haja concorrência, essa tende a ser a parte mais difícil do jogo. Um grupo formado por prefeitos (exatamente 45) dos mais diversos partidos, incluindo o Progressistas, que faz oposição ao governo estadual, mostra-se a principal pedra no sapato.
A coalizão não havia destacado um representante para entrar na corrida pelo comando da associação até esta quarta-feira, 23, quando a indefinição acabou. Ficou definido que o prefeito de Buriti dos Montes, Olavo Júnior (MDB), será o cabeça de chapa. O martelo foi batido durante reunião realizada em Teresina com gestores integrantes da coalizão.
A próxima eleição para a presidência da Associação Piauiense de Municípios acontecerá em janeiro de 2025. O prefeito de Wall Ferraz, Guilherme Maia (PSD), é outro que sonha em administrar a entidade.
Matérias relacionadas:
Disputa acirrada: Prefeitos formam blocos e acirram disputa pela presidência da APPM