Projeto é financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Foi assinada, na última quinta-feira (7), em Brasília, a ordem de serviço para a construção da Barragem Nova Algodões. A obra terá capacidade para 55,5 milhões de metros cúbicos, garantindo, de acordo com o Governo do Estado, a segurança hídrica da região e perenizar o Rio Pirangi.
O projeto, executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), foi formalizado em cerimônia com a presença de autoridades, como o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e do diretor-geral do IDEPI, Felipe Eulálio.
A construção contará com um investimento de R$ 240 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão de conclusão é de dois anos.
A infraestrutura da barragem será composta por uma parede de concreto, um sangradouro para o controle do fluxo de água e um sistema de fundação que permitirá a captação eficiente dos recursos hídricos.
Quando finalizada, a barragem tornará o Rio Pirangi perene, beneficiando tanto a população urbana quanto rural de Cocal.
Além disso, o projeto inclui a instalação de mecanismos para controlar o fluxo das águas, reduzindo os riscos de enchentes em períodos de fortes chuvas e ampliando a segurança hídrica.
Ao todo, a área construída do reservatório deverá abranger 274,18 hectares e a estrutura terá capacidade para armazenar 55,5 milhões de metros cúbicos de água com vazão de 1.062m³/s quando estiver sangrando.
Essa quantidade possibilitará o uso da água em diversas atividades, desde o abastecimento doméstico até a irrigação para agricultura, além de fomentar a pecuária e o turismo de lazer na região.