Vereador de Teresina é pré-candidato à Presidência estadual do partido
Pré-candidato a presidente regional do PT no Piauí, cuja eleição acontece em 2025, o vereador de Teresina Dudu considera que a sigla perdeu a conectividade com a população e que sofreu desgaste com o passar do tempo.
Para o parlamentar, o partido precisa fazer avaliações junto à militância para traçar estratégias adequadas para as eleições estaduais de 2026, visando evitar erros cometidos no pleito municipal deste ano.
Em entrevista concedida à imprensa nessa quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Teresina, o parlamentar, que é um dos fundadores da legenda no estado, pontuou possíveis causas da rejeição recebida pela população da capital na mais recente disputa eleitoral.
“Nós precisamos readequar, reconectar o PT com a sociedade que a gente perdeu essa conectividade, com os jovens, com parte dos evangélicos, com parte da sociedade que não vê mais o partido como de vanguarda”, analisou.
Dudu, que foi derrotado na última eleição da Mesa Diretora, em 2019, para o falecido ex-deputado federal Assis Carvalho, destacou que pretende percorrer o Piauí para dialogar com os membros do grupo para entender os anseios e insatisfações.
“Nós temos aí o desgaste natural de quem governa o país pela quinta vez. Nós temos o desgaste natural de quem governa o estado pela quinta vez. Nós temos o desgaste natural de um partido que saiu da sua militância para ser executivo, para ser parlamentar e esqueceu dessa conectividade, esqueceu da evolução da comunicação do mundo. Isso é fato. Essa discussão precisa ser feita com os filiados e eu quero fazer esse debate com as 18 regionais do PT […]. Saber também onde está a falta de conectividade entre os dirigentes estaduais com dirigentes municipais, com os filiados, com os vereadores que perderam a eleição, com os prefeitos que perderam a eleição, mas também com os que ganharam. O PT saiu com 50 prefeitos eleitos no Piauí”, disse.
Concorrentes
Outro que se colocou à disposição em disputar o comando estadual da sigla foi o vereador eleito de Teresina João Pereira. Novato na Câmara Municipal, ele assumirá o primeiro mandato em 2025.
Alguns correligionários também são cogitados para tentar o cargo, como os deputados estaduais Dr. Vinícius, atual líder do governador da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o ex-candidato à Prefeitura da capital Fábio Novo, além do próprio atual presidente regional, João de Deus.