A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evento esse que encerra a programação do G20 social.
No último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado neste sábado (16) no centro do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso de que, até o fim de seu mandato, nenhum brasileiro passará fome.
“Quero dizer para as milhões de pessoas que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vão ter alimento: hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, declarou Lula.
O presidente destacou que a produção de alimentos não é o problema, mas sim a falta de vontade política para incluir os mais pobres nas políticas públicas. “Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”, afirmou.
O evento marcou o encerramento do G20 Social, que reuniu representantes do governo federal, movimentos sociais e organizações não governamentais para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza. A iniciativa faz parte das prioridades da presidência brasileira no G20, cuja cúpula principal ocorre nesta segunda (18) e terça-feira (19), com líderes dos países mais influentes do mundo.
“Quando colocamos a fome em debate no G20, era para transformá-la em uma questão política. Fome não é um número estatístico para período eleitoral; ela é responsabilidade de todos nós, governantes do planeta”, ressaltou Lula.
O festival de encerramento contou com apresentações de Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas, reunindo um público engajado na luta contra a fome.