Governador reuniu-se com cerca de 200 prefeitos em Teresina
O Governo do Estado realizou nesta quinta-feira (21) a primeira edição do Pactos pelo Piauí, em Teresina. O evento reuniu cerca de 200 prefeitos eleitos e reeleitos para o mandato que inicia em 2025.
O encontro teve como objetivo alinhar junto aos futuros gestores municipais parcerias para implantação de programas e melhoria em indicadores, como de esgotamento sanitário, acidentes de trânsito e alfabetização.
O governador Rafael Fonteles (PT) destacou que apenas 5% do interior do estado conta com esgotamento sanitário.
Para alcançar as metas, o chefe do Executivo do Piauí considera que é necessário que haja a descentralização de recursos por meio de emendas parlamentares e programas estaduais e federais.
“Não é apenas buscar mais recursos. Claro que todo gestor tem que ter essa característica, de ir buscar recursos onde quer que estejam os programas estaduais e federais, mas é também aplicar esses recursos com eficiência. Nós queremos atuar nessas duas pontas, que haja descentralização de recursos do Estado e do Governo Federal para os municípios, e que esses recursos sejam aplicados numa lógica que melhore a eficiência do gasto público nos programas que verdadeiramente possam mudar a realidade local”, pontuou.
O Pactos pelo Piauí foi realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Governo Federal.
Durante a solenidade, houve a assinatura de uma carta de intenções para a participação em ações nessas áreas, além do anúncio do Fórum da Rede de Parcerias 2025. Dessa forma, em março do próximo ano serão realizados ao menos sete seminários temáticos voltados ao debate de áreas específicas entre os prefeitos e o governador.