Prazo segue até 6 de dezembro
Inicia nesta segunda-feira (25) o período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 da rede pública estadual de ensino. O processo pode ser feito on-line, por meio do site da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) ou diretamente nas escolas.
Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para efetuar a renovação das matrículas. Já para remanejamento e transferência de alunos, o prazo será de 2 a 6 de dezembro.
No caso das matrículas para novos estudantes que desejam ingressar nas escolas da rede estadual, o período será entre 9 e 30 de dezembro.
O anúncio foi feito nessa sexta-feira (22) pelo governador Rafael Fonteles (PT) e pelo secretário de Educação, Washington Bandeira, que, na ocasião, confirmou que todas as escolas estaduais funcionarão em tempo integral e contarão com cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas (Inteligência Artificial), Programação de Jogos, Energias Renováveis, Cinema, Turismo e Empreendedorismo, entre outros.
Para efetuar as matrículas de forma virtual, os responsáveis também podem acessar o site do portal Gov.pi Cidadão (https://pidigital.pi.gov.br/) ou do aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android.
Processo seletivo ITA/IME
Os gestores anunciaram, ainda, a realização de um processo seletivo para formação de uma nova turma composta por 80 alunos da rede estadual de ensino que desejam concorrer a uma vaga nos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). As inscrições já estão abertas seguem até a próxima quarta-feira (27).
Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo capacitar os alunos, durante os três anos do ensino médio, tendo como foco o ensino de matemática, química e física.
Para a seleção da nova turma, haverá dois modelos de ingresso: 40 alunos serão classificados com base no desempenho em uma prova de matemática e português, enquanto os outros 40 serão escolhidos com base nas medalhas e resultados obtidos em olimpíadas científicas.