Victoria Villarruel também é presidente do Senado. Javier Milei afirma que ela não toma mais parte nas decisões do governo
O presidente da Argentina, Javier Milei, rompeu com sua vice, Victoria Villarruel, que também é presidente do Senado. Em uma entrevista na noite de quarta-feira (20), ele expôs o racha ao dizer que Victoria “não participa das reuniões ministeriais, não tem influência e não toma parte nas decisões do governo”.
Para Milei, a vice está “mais perto da casta” combatida por ele – a “velha política” – do que da sua administração. Victoria também teria se aproximado do “círculo vermelho”, como Milei chama os adversários de esquerda.
A última foto dos dois juntos foi em um tanque de guerra durante o desfile militar do dia 9 de Julho, data histórica da Argentina, segundo informou o O Clarín.
Como vice-presidente do país, Victoria Villarruel é também presidente do Senado, onde o governo, assim como na Câmara dos Deputados, não tem maioria dos votos para a aprovação de seus projetos. Normalmente, no caso argentino, o vice pode cumprir também o papel de negociador com os senadores e ter o voto de minerva nas votações.
Milei, no entanto, compartilha as decisões federais com sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da Presidência.
Fonte: Metrópoles