Eleição aconteceu em Manaus
O desembargador Hilo de Almeida, atual presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), será o próximo gestor à frente do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça. O cargo da vice-presidente será ocupado pelo corregedor eleito do Extrajudicial do Tribunal de Goiás (TJ-GO), desembargador Anderson Máximo de Holanda.
A eleição aconteceu durante o 94º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça (ENCOGE), que reuniu corregedores de todo o país em Manaus, na última quinta-feira (21). Na ocasião, foram debatidas pautas como a promoção dos direitos fundamentais, o papel atual das Corregedorias, entre outras.
Após as exposições temáticas e debates, o colegiado aprovou por unanimidade oito enunciados, dentre eles: o estímulo à desjudicialização de demandas; o desenvolvimento de metodologia básica para a realização das campanhas de erradicação ao sub-registro civil; e a sugestão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a regulamentação das gravações nas sessões do Tribunal do Júri, com o propósito de preservar a imagem e intimidade dos jurados e testemunhas.
A data da posse do desembagador Hilo de Almeida na Presidência do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça ainda será divulgada.
A instituição reúne corregedores, magistrados e servidores que atuam nos núcleos de regularização fundiária das corregedorias para promover o diálogo e aprimorar as ações que promovem a governança de terras em todo o país.