Operação Escudo Eleitoral visa combater atuação de facções criminosas nas eleições municipais
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo investigar a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024.
As investigações tiveram início logo após a divulgação dos resultados das Eleições, quando surgiram indícios de estreito vínculo entre candidato eleito ao cargo de vereador na capital piauiense e possível liderança de facção criminosa. As buscas aconteream na sede do Instituto Vamos Juntos, localizado na avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. A instituição foi fundada pela vereadora eleita Tatiana Medeiros (PSB). O namorado da vereadora, Alandilson Cardoso Passos, foi um dos alvos da Operação Denarc 64 que prendeu outras 13 pessoas no dia 14 de novembro.
Em razão da gravidade dos fatos e celeridade na atuação da Polícia Federal e do 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral no Piauí, estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados em Teresina.
A investigação apura indícios de crimes de lavagem de dinheiro vinculados à organização criminosa, com potencial de comprometer a integridade do processo democrático, sendo investigado o financiamento de campanha eleitoral através de recursos provenientes de ORCRIM. Os materiais apreendidos serão analisados e subsidiarão a continuidade das investigações, que seguem sob sigilo judicial.