O decreto começou a ter efeito no último dia 02
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), aceitou o pedido de emergência enviado por cidades do estado que sofrem com a seca. O decreto foi publicado na edição de sexta-feira, 03, do Diário Oficial do Estado.
A situação de emergência abarca 82 cidades, dentre elas Bom Jesus, Canto do Buriti, Paulistana, São Raimundo Nonato e Uruçuí. O decreto começou a ter efeito no último dia 02.
Para decretar a situação de emergência, o Executivo levou em consideração que, “no período de maio a outubro de 2024, em algumas áreas do território piauiense não ocorreram chuvas por até 6 (seis) meses e a estiagem acentuou em virtude de altas temperaturas e baixos índices pluviométricos”.
Como destaca ainda o texto do decreto, o ato governamental foi baseado “em critérios apurados pela equipe técnica da Defesa Civil do Estado, baseados no relatório hidrometeorológico desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMARH e pela Secretaria de Estado da Defesa Civil – SEDEC, desenvolvendo o mapa de risco para a situação da estiagem no estado do Piauí”.
A situação de emergência tem validade de 90 dias.