Será neste sábado (30) o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que contempla os jovens adultos entre 20 e […]
Será neste sábado (30) o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que contempla os jovens adultos entre 20 e 29 anos. Em Teresina, 26 postos de vacinação estarão abertos neste dia, das 8h às 17h. A abertura da campanha será na UBS Cristo Rei, a partir das 9h.
O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacina com a tríplice viral, que além do sarampo protege contra a caxumba e a rubéola. “Pedimos aos jovens que verifiquem seus cartões e vejam as quantidades de doses de tríplice viral registradas, se tem uma ou duas doses da vacina. Se tem uma dose, precisa tomar a segunda. Se não tem nenhuma, precisa começar a fazer o esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ela frisa que os jovens de 20 a 29 anos formam o grupo que registra o maior número de casos de sarampo entre os adultos e é o terceiro entre todas as faixas etárias.
A diretora também chama atenção para uma pesquisa recente publicada na revista Science, que aponta que a não vacinação pode deixar a criança vulnerável não apenas ao sarampo, como também a várias outras doenças de longo prazo.
Segundo estudos feitos pelo Instituto Médico Howard Hughes, da Escola de Medicina de Harvard e outras instituições dos Estados Unidos, da Holanda e Finlândia com pessoas não vacinadas que adquiriram sarampo, o vírus dizimou de 11% a 73% do repertório de anticorpos dois meses depois da infecção. “Ocorre o que os cientistas chamam de amnésia imune, em que o vírus apaga a memória imunológica que o corpo tinha contra doenças com as quais ele já tinha entrado em contato anteriormente, então você fica com um risco muito grande de ter doenças infecciosas”, esclarece Amariles Borba.
O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Cerca de três a cinco dias depois podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham rapidamente pelo corpo.
Postos Dia D da Campanha de Vacinação contra o sarampo
Zona Sudeste
UBS Alto da Ressurreição
UBS Renascença
UBS Todos os Santos
UBS Usina Santana
UBS Mário Rocchi
Hospital do Dirceu
Zona Leste
UBS Santa Isabel
UBS Taquari
UBS Planalto Uruguai
UBS Planalto Ininga
UBS São João
UBS Cidade Jardim
Hospital do Satélite
Zona Norte
UBS Cidade Verde
UBS Karla Ivana
UBS Adelino Matos
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
Hospital da Primavera
Hospital do Buenos Aires
Zona Sul
UBS Cristo Rei
UBS Saci
UBS Parque Piauí
UBS Angelim
UBS Portal da Alegria
Hospital do Promorar