O ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias, foi preso ontem (quarta-feira – 11) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele […]
O ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias, foi preso ontem (quarta-feira – 11) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele foi investigado na Operação Bacuri, que prendeu o prefeito de Bertolínea, Luciano Fonseca, e mais sete pessoas, sendo a maioria da família do prefeito.
José Jeconias foi acusado de integrar uma organização criminosa, corrupção ativa, desvio de recursos públicos, e lavagem de dinheiro. Ele se apresentou à polícia e teve a prisão preventiva decretada.
“A partir dos documentos apreendidos durante a operação e nas empresas do investigado, constatou-se que José Jeconias teria uma intensa participação na organização criminosa, sendo beneficiado em licitações fraudulentas, contratos irregulares, recebendo valores desviados do município e atuando na ocultação de patrimônio, também através de laranjas e de empresas fantasmas”, diz a denúncia do Ministério Público.
José Jeconias também foi doador de campanha do prefeito de Bertolínea em 2012. As empresas de Jeconias recebiam pagamentos da prefeitura de Bertolínea e fornecia também combustíveis para os veículos do município.