A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está elaborando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável. As próximas etapas, no próximo ano, serão a […]
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está elaborando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável. As próximas etapas, no próximo ano, serão a realização de audiências públicas com apresentação de relatórios de diagnósticos e discussões de propostas.
Já foram encerradas cinco consultas públicas sobre mobilidade urbana. Todas aconteceram no Sebrae, no período de 9 a 11 deste mês, com o objetivo de conhecer as experiências de cada segmento da população sobre mobilidade urbana. Participaram representantes de entidades, sindicatos, usuários dos transportes, estudantes, empresários e de membros de órgãos públicos.
O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável é democrático e vem ao encontro de um projeto de construção de uma sociedade que procura a qualidade de vida para todos, por isso a participação de diversos segmentos, de profissionais de diversas áreas e da população em geral.
Ricardo Freitas, assessor técnico da Strans, afirma que as consultas públicas são instrumentos para colher contribuições da sociedade civil. “Ouvimos as pessoas sobre os temas transporte público urbano, trânsito e sistema viário, transporte ativo com enfoque nos pedestres e ciclistas, transporte rural, intermunicipal e interestadual e sobre sustentabilidade econômica, ambiental e social”, relatou.
Na consulta da última quarta-feira (11), sobre transporte rural, intermunicipal e interestadual, moradores da zona rural de Teresina relataram as experiências sobre a frota, que eles consideram insuficiente, sobre os horários dos ônibus no turno da noite e nos finais de semana.
Empresários também presentes relataram sobre operacionalização do sistema. Gleisson Barros, empresário do setor de transporte intermunicipal, falou sobre as dificuldades desse setor. “O operador de transporte tem uma série de obrigações previstas em lei e todas voltadas para o atendimento do passageiro, como qualidade da frota, manutenção dos veículos e manutenção desse serviço. O objetivo é garantir o acesso com qualidade e que também traga retorno financeiro”, disse.