O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, informou que será dado início ao processo de beatificação e canonização do padre Pedro Balzi, que atuou em […]
O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, informou que será dado início ao processo de beatificação e canonização do padre Pedro Balzi, que atuou em obras missionárias na capital, na Vila da Paz, zona Sul de Teresina.
Pedro Balzi não nasceu em Teresina. Ele nasceu na Suíça, mas foi criado na Itália e atuou na Suíça, Itália e Bolívia, até se estabelecer em Teresina. Ele foi um dos fundadores da Vila da Paz. O pedido de beatificação se deu pela obra do religioso e a sua atuação pastoral.
“Mesmo que não tenha aceitado receber o título de cidadania, podemos considerá-lo um santo nosso! Todos sabemos que ele não gostava que sua imagem fosse levada a público ou que atribuíssem à pessoa dele qualquer homenagem. Ele sempre repetia: As obras não são minhas, mas da graça de Deus”, comentou o assistente eclesiástico da Associação Padre Pedro Balzi, padre Igor Torres, que está em Roma, na Itália.
“O processo foi aberto após consulta prévia em três etapas, que envolvia a consulta aos bispos da província eclesiástica, consulta aos fiéis e uma última consulta, feita à Santa Sé, pedindo a abertura oficial do processo, de modo a iniciar aquilo que chamamos de fase diocesana da causa”, explicou padre Igor Torres.
Um tribunal constituído para a Causa vai ouvir pessoas que conheceram o padre Pedro Balzi e registrar seus depoimentos. A Arquidiocese de Teresina promove a Causa do Padre Pedro Balzi. Ele faleceu em outubro de 2009, aos 82 anos, e foi enterrado na igreja da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz.