O diretor-geral do Detran, Arão Lobão, em entrevista à Teresina FM 91,9, informou que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Digital está […]
O diretor-geral do Detran, Arão Lobão, em entrevista à Teresina FM 91,9, informou que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Digital está disponível via aplicativo e pode ser impresso em papel comum. A versão impressa é para quem não tem smartphones.
A certificação do licenciamento será dada por meio de um QR Code, um código gerado no site do Detran. “Para quem não usa smartphone, mas é proprietário de veículo, pode acessar o site do Detran, preencher alguns dados: a placa do veículo, Renavam, número recibo de compra e venda, e poderá imprimir o documento em uma impressora comum em papel A4 com o QR-Code”, explicou Arão Lobão.
“Essa ferramenta vai solucionar a questão do licenciamento, sem se dirigir ao Detran. A pessoa, em qualquer lugar em que esteja, poderá pagar as taxas do licenciamento na rede bancária e em qualquer computador, qualquer smartphone ter acesso ao licenciamento de seu veículo”, acrescentou o diretor geral do Detran.
O CRLV digital tem a mesma validade do impresso em papel moeda e foi autorizado por meio de uma lei federal, que regulamenta o uso em todo o território brasileiro. As autoridades policiais de trânsito foram informadas e treinadas sobre a autorização da versão digital do documento.
O Detran não vai mais enviar documento para residências e não vai mais emitir o documento em papel. O válido, o oficial, é o documento digital.