2 de março é o Dia Nacional da Oração.
A Bíblia ensina que devemos orar porque a oração nos aproxima de Deus, nos fortalece e nos prepara para enfrentar as dificuldades da vida.
A oração é uma conversa. Orar, portanto, é conversar com Deus.
Na oração podemos contar tudo a Deus: podemos falar de nossos sentimentos, de nossas frustrações, de nossas preocupações, de nossos sonhos… Podemos até agradecer a Deus por aquilo que fez e pedir Sua ajuda para nossas vidas e as vidas de outras pessoas.
Mas há sempre alguém a perguntar por que temos que orar. Por que orar se Deus já sabe de tudo?
A Bíblia também explica que Não oramos porque Deus não sabe. Oramos para ficarmos mais próximos de Deus.
Contar tudo para Deus é importante porque ajuda a reconhecer sentimentos negativos, pecados e problemas que precisam ser resolvidos. Quando oramos, temos a oportunidade para submeter tudo a Deus e deixar que Ele trabalhe em nossas vidas.
Moisés orou porque era incapaz de abrir o Mar Vermelho, não porque era capaz de abri-lo.
Sansão orou não porque se sentia forte, mas porque estava fraco.
Davi orou não porque era santo, mas porque sabia que era pecador.
Salomão orou não porque era sábio, mas porque precisava de sabedoria. Pedro orou não porque estava andando sobre as águas, mas porque estava afundando.
Paulo tornou-se um ícone do cristianismo não porque nunca fez nada errado, mas exatamente porque reconheceu suas limitações.
Você deve conversar com Deus em todas as ocasiões: na alegria e na dor; na penúria e na fartura, na saúde e na doença, pedindo, agradecendo, louvando, bendizendo, cantando… Podemos orar quando estamos no carro, na bicicleta, na cozinha, no silêncio do quarto, na rua. E Deus estará sempre acolhendo nossa oração e nos respondendo.
Enfim, a oração é a força do homem, é o caminho mais simples para receber os dons de Deus. Sem oração você não conhecerá a vitória.
Sem oração é impossível caminhar na fé e fazer a vontade de Deus. Ela é a nossa força; por ela os santos chegaram à santidade; e, sem ela ninguém experimentará a glória e o poder de Deus.
A oração é para a alma o que o ar é para o corpo.
Uma alma que não reza é uma alma que não respira; não tem vida.
A oração, segundo o jornal L’Osservatore Romano, está no ponto mais alto da razão, no vértice da psicologia, no ápice da moralidade e da esperança.
Oremos, pois!