Podemos aprender muito com as ideias de Santo Agostinho. Sua espiritualidade pode oferecer inspiração e orientação a todos nós neste momento.
A ética política de Agostinho como nos ensina Kathleen Bonnette, baseia-se no ceticismo sobre as intenções da autoridade política e a busca pelo poder, mas diz que o estado de direito é fundamental para a formação de uma sociedade justa.
Enquanto assistimos o Covid-19 percorrer o mundo, devastando nações e instilando o medo, podemos aprender muito com as ideias deste santo.
Santo Agostinho nos diz que nossos corpos são bens a serem protegidos, desde que “façamos muito bem com eles, mas nenhum mal por eles”.
Estamos equivocados se nos colocamos em perigo desnecessário, mesmo para bens espirituais.
Muitas pessoas são beneficiadas por serem compelidas em primeiro lugar através de medo… para que, posteriormente, possam ser ensinados e, em seguida, busquem em ação o que aprenderam em palavras…
Mas, assim como “as pessoas guiadas pelo amor são melhores, aquelas reformadas pelo medo também podem ser mais numerosas”.
Embora possa ser fácil cair em uma mentalidade individualista e focar apenas em nossas lutas pessoais, precisamos expandir nossos horizontes de preocupação.
Agostinho nos exorta a “ver onde o amor começa. Se você ainda não é capaz de morrer por sua irmã ou seu irmão, seja capaz agora mesmo de lhe dar alguns de seus bens.
Em outras palavras, embora o perfeito amor abnegado possa ser difícil para nós, existem maneiras de nutrir sua semente: “Dê sua abundância temporal para libertar uma irmã ou um irmão do sofrimento temporal. É aqui que o amor começa”.
Tudo o que fazemos é resultado de nosso amor – uma busca do que desejamos.
Garantir que nosso amor seja formado adequadamente – que valorizemos os outros corretamente, à luz de sua participação no conjunto mais amplo – é fundamental para a busca da justiça.
Durante essa pandemia, as oportunidades de servir são muitas e cabe a nós persegui-las. Desde doações a organizações na linha de frente desta crise, até chegar aos vizinhos que precisam de mantimentos ou apoio emocional.
Deve-se notar que isso cabe a todos nós na medida em que somos capazes.
Por fim, como toda ação provém do amor, nossas estruturas políticas serão boas ou ruins na medida em que forem desenvolvidas por pessoas com um amor ordenado ou malformado.
A pandemia expôs injustiças estruturais que não são apenas moralmente repugnantes, mas prejudiciais à saúde pública.
Ninguém deve dizer que é mais digno da vida do que outros.
Se quisermos praticar o amor, devemos nos esforçar, da melhor maneira possível, em desenvolver sistemas e adotar políticas que promovam o bem comum e promovam a plena dignidade e participação de todos.