Por Wanderson Camêlo “Teresina atingiu platô [ou o pico] de circulação do Coronavírus”. A afirmação é do prefeito Firmino Filho (PSDB) e tem como base […]
Por Wanderson Camêlo
“Teresina atingiu platô [ou o pico] de circulação do Coronavírus”. A afirmação é do prefeito Firmino Filho (PSDB) e tem como base sondagem (encomendada pelo executivo municipal) realizada entre os dias 26 e 28 do último mês.
O resultado do levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (30) pelo tucano em videoconferência com jornalistas. Segundo a pesquisa, a taxa de crescimento do vírus segue caindo, tendo chegado a 7%, e que a taxa de contágio, denominado de R0 (R-zero), continua em torno de 1.
“Provavelmente, esse número significa o nosso pico e isso nos dá algum parâmetro para que a gente possa estimar as próximas semanas, especialmente para a tomada de decisão quanto à retomada das atividades econômicas”, disse Firmino na coletiva.
O número de casos positivados nesta etapa da sondagem foi de 167.175, o que representa 29 vezes mais que os 5.856 casos confirmados oficialmente divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desse total de positivados atestados pela pesquisa, 37.448 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.
“A ideia é que possamos fazer, durante todo o mês de julho, essa política de medidas mais restritivas durante os finais de semana para que possamos melhorar os nossos índices de isolamento social, dando continuidade ao nosso planejamento para a retomada das atividades de forma mais segura para a população”, destacou ainda o prefeito.
Um dado bastante positivo nesta etapa da sondagem em relação à idade das pessoas positivadas é que os maiores de 70 anos não pontuaram e o índice ficou em 0%. Outra faixa etária que se mostrou também com baixo índice de infecção foi a de 45 a 54 anos, com 3%. As pessoas de 55 a 69 anos representam 8% dos positivados.
Os jovens de 15 a 24 anos e as crianças e adolescente de 0 a 14 anos aparecem, respectivamente, como 18% dos casos. Já na idade entre 25 a 34 anos esse índice sobe para 23%. E os adultos entre 35 a 44 anos foram os mais infectados e aparecem como 31% dos positivados para a Covid-19.
A zona Norte da cidade continua com um aumento preocupante em relação ao número de pessoas positivadas para o novo Coronavírus. Nesta décima primeira etapa da pesquisa sorológica, a zona Norte aparece com 38% dos casos, na sondagem anterior esse número foi de 34%.
Já a zona Sul reagiu positivamente no que diz respeito à etapas anteriores e representa agora 21% dos positivados (na sondagem anterior o índice foi de 31%). A zona Leste teve um leve aumento e aparece com 23% dos casos. A zona Sudeste segue a tendência da semana passada e o índice de positivados é de 18%.
Nesta semana, o executivo municipal divulgou o plano de retomada das atividades comerciais, que deve acontecer já no próximo dia 06. Os primeiros setores a serem liberados serão: o da indústria, agropecuária e o da construção civil.
Com informações da PMT