Por Wanderson Camêlo Depois de mais uma ação da Polícia Federal para dar continuidade à Operação Topique, que investiga o desvio de dinheiro, na Secretaria […]
Por Wanderson Camêlo
Depois de mais uma ação da Polícia Federal para dar continuidade à Operação Topique, que investiga o desvio de dinheiro, na Secretaria de Educação, direcionado ao transporte escolar, surgiu a especulação de que o atual responsável pela pasta, Ellen Gera, pediria exoneração.
O secretário estaria se sentindo desconfortável no cargo por conta dos fatos que vieram à tona após de ações de busca e apreensão na casa e no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT), na última segunda-feira. Mas, em pequena manifestação, via assessoria, Ellen Gera apenas negou interesse em deixar o comando da Seduc. Ele não é investigado dentro da Operação Topique.
A deputada Rejane Dias é acusada pelo Ministério Público Federal de participação em esquema criminoso, enquanto secretária de Educação, que causou prejuízo milionário ao erário. Segundo o MPF, a deputada cometeu os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e irregularidades em licitações.
Operação Topique
A Operação Topique, iniciada ainda em 2015, é voltada à investigação dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar.
Segundo as investigações, as provas colhidas até o momento comprovam que, somente entre os anos de 2015 e 2016, os integrantes da organização criminosa conseguiram desviar 50 milhões de reais de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE fraudando licitações.