O DER realizou recuperação do local ainda no início do ano
Por Wanderson Camêlo
Trecho da PI-392 recém-recuperado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) voltou a causar transtornos para empresários que dependem da rota, no Sul do Piauí, para escoar grãos, como a soja. Depois de forte chuva, na madrugada desta sexta-feira (12), o serviço de pavimentação feito no local literalmente se desmanchou.
“Tocar uma reforma dessas, sem fazer desvio de água e sem contenções é como um médico que opera e esquece a tesoura dentro. Isso é um remendo, uma gambiarra. Não é asfalto. Por ser mera areia, se não desvia a água, dá no que deu de novo”, criticou Moyses Barjud, ex-presidente da Aprosoja Piauí e produtor da região de Bom Jesus.
O extenso lamaceiro que se formou acabou dificultando a passagem de veículos de pequeno e grande porte. Como mostra imagem enviada à nossa reportagem, um ônibus que serve de deslocamento para a população de localidades que vivem no entorno da PI-392 precisou da ajuda de um trator para desatolar.
A rodovia é considerada um entroncamento entre as cidades de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Vila Nova Santa Rosa, que fica na área territorial do município de Uruçuí.
O DER realizou serviço de recuperação do trecho comprometido ainda no início do ano, logo depois do período chuvoso.
Não conseguimos contato com o diretor-geral da pasta, Castro Neto, para tratarmos sobre o assunto, mas, por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí garantiu que “irá enviar equipes para verificar a situação real da via e fazer os reparos necessários”.
“As obras de asfaltamento que interligam os municípios de Currrais, Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro devem ser entregues totalmente pavimentadas até o inicio do próximo ano”, acrescentou o órgão.