Operação foi realizada no último sábado (14)
Dentro de operação destinada ao desmonte de esquema voltado à compra de votos, policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Teresina e na cidade de São Francisco-PI. A autorização foi concedida pela 98ª Zona Eleitoral, na capital piauiense.
As ações aconteceram neste sábado (14). De acordo com as investigações, há indícios de que duas empresas, abertas em nomes de “laranjas”, foram usadas para receber dinheiro, com o objetivo de financiar a compra de votos nas eleições deste ano, da Secretaria de Defesa Civil do Estado do Piauí e da Secretaria de Estado das Cidades (SECID).
“Nos últimos dias os pagamentos a estas empresas se intensificaram e foram identificados inúmeros saques de valores (em espécie) por parte destas empresas”, informou a Polícia Federal, por meio de nota.
O órgão não revelou quais estabelecimentos foram alvos da operação. A ação policial mobilizou 30 policiais federais do Piauí.
O governador Wellington Dias, em pronunciamento à imprensa na manhã deste domingo (15) afirmou que o executivo estadual está acompanhando as investigações e, caso haja culpados, serão devidamente punidos.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Cidades informam que todas as empresas prestadoras de serviços são contratadas seguindo todos os parâmetros legais e prestam os serviços pelos objetos dos contratos. Os pagamentos são realizados, obedecendo todas as formalidades legais, após a conclusão da prestação dos devidos serviços contratados.