De acordo com o petista, Montezuma vai ser derrotado de forma “estrondosa”
Sem manifestar, diretamente, apoio ao Doutor Pessoa (MDB) o deputado estadual Fábio Novo acredita que o emedebista vai levar a melhor contra Kleber Montezuma (PSDB) no segundo turno da eleição para prefeito de Teresina. Em longo texto divulgado via Facebook, intitulado “O Preço da Arrogância”, o petista afirmou que a vitória da chapa oposicionista vai ser “estrondosa”.
“Pessoa deve ser eleito amanhã com uma vitória estrondosa sobre o PSDB, pondo fim a uma hegemonia de 4 décadas. E olha que a gestão do Firmino é a melhor das 4! Fez mais obras e ainda deixa em caixa R$ 1 bilhão! Isso fez acender no alcaide a arrogância que qualquer um do ninho tucano levaria a parada!”, diz parte do primeiro parágrafo da manifestação, publicada neste sábado (27).
Mesmo acreditando que Pessoa vai levar a melhor, Novo não poupou ataques (ponderados) ao oposicionista.
“O médico que será eleito amanhã acumulou musculatura eleitoral, sendo o SUS que a prefeitura não foi! Em seus 4 mandatos de vereador palmilhou os bairros, vilas e favelas consultando e operando! Contra ele pesa a acusação de ter recebido pelo SUS, mas ele fez! Pior é a prefeitura que passou a receber dobrado e não fez! Pessoa será um bom gestor? Não sabemos! Como vereador e deputado fez mandatos que não se destacaram! É atabalhoado ao falar! Por isso, sua coordenação de campanha o esconde! Mas pode fazer como Peninha que cantou em Levando a Vida que “saber ouvir é mais saber”. E se ouvir e fizer já será um grande passo!”, destacou Fábio Novo.
O petista também disputou o pleito majoritário na capital piauiense. Ele obteve 47.573 dos votos válidos, ficando atrás até da candidata Gessy Fonseca (PSC).
O futuro prefeito de Teresina deve ser conhecido por volta das 20h, quando o Tribunal Superior Eleitoral prevê a apuração de 100% das urnas. Assim como no primeiro turno, pesquisas de intenção apontam para uma vitória de Doutor Pessoa.
De acordo com levantamento revelado pelo Instituto Data Max no último dia 23, por exemplo, o emedebista conta com 60,91% das intenções de voto, enquanto Montezuma aparece com 25,47%. Os números são relativos a pesquisa estimulada.
As entrevista foram feitas entre os dias 20 e 22 de novembro.
O PREÇO DA ARROGÂNCIA
Pessoa deve ser eleito amanhã com uma vitória estrondosa sobre o PSDB, pondo fim a uma hegemonia de 4 décadas. E olha que a gestão do Firmino é a melhor das 4! Fez mais obras e ainda deixa em caixa R$ 1 bilhão! Isso fez acender no alcaide a arrogância que qualquer um do ninho tucano levaria a parada! Filho desprezou as pesquisas que apontava Silvio Mendes como o mais competitivo e preferiu um preposto! Com Silvio pairava o medo da luz própria! Já com Montezuma era a certeza do soldado fiel para o projeto eleitoral de 2022.
Toda a estratégia foi montada pensando em 2022! A pré-campanha e toda a campanha foi atirando no PT! No segundo turno isso foi intensificado, mesmo o candidato sendo do MDB. Pessoa hoje está filiado a um partido da base governista, mas há dois anos foi candidato contra o próprio Wellington Dias. Esqueceram de bater no médico e mostrar seus pontos fracos! O candidato não é do PT! Insistiram na tese, novamente pensando em 2022! Esqueceram de discutir os problemas da cidade! No desespero chegaram a comparar obras inacabadas do PT, como se o PSDB tivesse lastro para tal! Em 34 anos de gestão tucana, muitas vezes o PT estendeu a mão para o PSDB, olvidando diferenças partidárias e pensando no bem comum, para concluir carcaças de 30 anos. Foi assim com o HUT, HU, Ponte Estaiada, alargamento da Av. Kenedy e Ponte JK. E se tivesse sido chamado, o PT também ajudaria a concluir a tão decantada galeria do Mocambinho.
No 1º turno o PSDB conquistou pouco mais de 1/4 do eleitorado de Teresina! Firmino ao ousar com o sistema de transporte fez mal feito! Pecou ao importar um modelo de Curitiba fora da nossa realidade! Sem dialogar espremeu avenidas, retirando retornos e ônibus de circulação. O desenho do novo sistema proibiu estacionamentos e matou o comércio do Dirceu, São Joaquim e Miguel Rosa. Hoje a Integração é uma bomba relógio! Na drenagem até São Pedro perdeu a paciência! A uma semana do 1º turno, em pleno B-R-O-Bró, mandou uma chuva para refrescar nossa memória do quase nada feito! Na saúde, a prefeitura tem um débito com 80 mil teresinenses esperando por uma consulta ou cirurgia. E olha que na gestão do PT, mais uma vez a mão foi estendida. A partir da gestão Dilma, Teresina salta de 15 para 30 milhões/mês para gastar com consultas e cirurgias.
O médico que será eleito amanhã acumulou musculatura eleitoral, sendo o SUS que a prefeitura não foi! Em seus 4 mandatos de vereador palmilhou os bairros, vilas e favelas consultando e operando! Contra ele pesa a acusação de ter recebido pelo SUS, mas ele fez! Pior é a prefeitura que passou a receber dobrado e não fez! Pessoa será um bom gestor? Não sabemos! Como vereador e deputado fez mandatos que não se destacaram! É atabalhoado ao falar! Por isso, sua coordenação de campanha o esconde! Mas pode fazer como Peninha que cantou em Levando a Vida que “saber ouvir é mais saber”. E se ouvir e fizer já será um grande passo!
O PSDB perderá amanhã por não exercitar o diálogo! Perderá por não ter seguido a sinalização das pesquisas que apontava o médico Silvio Mendes como seu melhor quadro! Perderá para a forma arrogante e fechada de ser do Firmino! Perderá para a forma pitbull da esposa do prefeito que coagiu e ameaçou comissionados e terceirizados. Teresina cansou da arrogância! Firmino tinha consciência disso, mas apostava que seus feitos – melhores que as outras três gestões – somado a força da máquina, um exército de lideranças na folha da prefeitura e 300 candidatos a vereadores era a fórmula certa para ousar mais vez, apresentando agora não um candidato arrogante, mas de personalidade truculenta! Errou!
O desempenho dos 13 candidatos que disputaram a prefeitura de Teresina no 1° turno:
Dr. Pessoa (MDB): 142.769 votos – 34,53% votos válidos
Kleber Montezuma (PSDB): 110.395 votos – 26,70% votos válidos
Gessy Fonseca (PSC): 50.221 votos – 12,14% votos válidos
Fábio Novo (PT): 47.573 votos – 11,50% votos válidos
Fabio Abreu (PL): 29.037 votos – 7,02% votos válidos
Major Diego Melo (PATRIOTA): 12.871 votos – 3,11% votos válidos
Simone Pereira (PSD): 8.787 votos – 2,12% votos válidos
Lucineide Barros (PSOL): 8.283 votos – 2,00% votos válidos
Fábio Sérvio (PROS): 1.944 votos – 0,47% votos válidos
Mario Rogerio (CIDADANIA): 775 votos – 0,19% votos válidos
Pedro Laurentino (UP): 457 votos – 0,11% votos válidos
Gervásio Santos (PSTU): 254 votos – 0,06% votos válidos
Lourdes Melo (PCO): 156 votos – 0,04% votos válidos
*Confira o resultado completo da votação para prefeito e vereador no Piauí clicando aqui.