O posto está ocupado há mais de 15 anos pelo emedebista Themístocles Filho, reeleito esta semana
O deputado Fábio Novo deixou clara insatisfação com a recondução do atual presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB). O petista promete, aliás, apresentar uma emenda para impedir uma nova reeleição.
“Sempre coloquei que o ideal é que nós tivéssemos a renovação, mas faltou coragem da Casa para apresentar um nome. Nada contra o deputado Themístocles, mas, no meu entendimento, se tivéssemos a oportunidade, como tentei em 2015… Mas não houve nenhum candidato para colocar nome à disposição. Eu vou trabalhar agora para a gente apresentar uma emenda constitucional proibindo a reeleição”, garantiu Novo.
Fábio também disse que colocou o nome à disposição, dentro do PT, para entrar novamente na briga pelo comando do parlamento estadual. Ele disputou o pleito em 2015, mas acabou sendo derrotado pelo emedebista por uma pequena diferença: foram 16 votos contra 14. “Eu sempre coloquei que era importante oxigenar, que nós tivéssemos um candidato, mas ninguém se apresentou”, lamentou
O partido aceitou “calado” a recondução de Themístocles depois de acordo para ocupar dois postos. Ficou com a vice-presidência, que terá à Flora Izabel, e com a 3° secretaria, a ser ocupada em 2021 por Franzé Silva.
Sem uma única chapa de oposição na disputa, o emedebista foi reeleito durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (08).