Ministério da Saúde e Ministério Público devem apurar a conduta dos prefeitos que furaram a fila de vacinação
Os prefeitos de Uruçui, Wagner Coelho, do Progressistas, e o prefeito de Guaribas, Joercio Matias de Andrade (MDB), foram os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19 nos seus municípios. Essa atitude furando a fila e o protocolo para vacinação pode levar aos dois gestores a responderem por crime de responsabilidade.
A Teresina FM 91,9 procurou contato com os dois prefeitos e com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério Público Estadual para se manifestarem sobre as razões que os levaram a se vacinarem antes mesmo dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.
Joercio Andrade tem 40 anos e é agricultor. O prefeito não faz parte do grupo de risco e nem dos prioritários para a vacinação. Ele disse que foi imunizado e que todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente da Covid-19 no município foram vacinados. E que tomou a vacina para incentivar a população. Guaribas recebeu 26 doses da Coronavac.
O prefeito de Uruçuí tem 75 anos, é médico, mas não atua na linha de frente de combate a Covid. Mas, ele se vacinou. Wagner Coêlho é do grupo de risco, mas não é prioridade nessa primeira fase da vacinação.
As providências quanto a essa irregularidade, descumprindo o protocolo e o planejamento do Ministério da Saúde já estão sendo ultimadas. A Sesapi alegou que as prefeituras é que conduzem a vacinação nos municípios.