Manaus vive colapso dramático no sistema de saúde
O Hospital Universitário de Teresina ( HU) vai receber mais 15 pacientes acometidos pela Covid-19, em estado moderado, vindos de Manaus (AM). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo traslado dos pacientes, está previsto para pousar em solo teresinense às 23h30 do domingo (24).
Na última sexta-feira (15) nove pacientes com covid-19 vindos de Manaus chegaram em Teresina. Originalmente, 30 pessoas eram esperadas.
A mudança na quantidade se deu por decisão do próprio governo de Manaus. Cinco deles já receberam alta e alguns vão poder dar continuidade ao tratamento em casa.
O HU informou na sexta-feira (22) que dos quatro que ainda permanecem em Teresina, dois continuam na UTI.
“Dos quatro pacientes internados, dois homens ainda estão na UTI, exigindo cuidados intensivos, porém não estão intubados. Os outros dois pacientes, duas mulheres, apresentaram melhora clínica significativa, receberam alta da semi-UTI para a enfermaria. Uma delas já respira sem ajuda de oxigênio, devendo ter alta hospitalar nas próximas 48 horas”.
O Governo Federal solicitou a colaboração do Hospital Universitário (HU) de Teresina, para receber 30 pacientes com covid-19 da cidade de Manaus, Amazonas. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na madrugada da quinta-feira (14).
O motivo da solicitação está relacionado ao colapso referente ao abastecimento de oxigênio nos hospitais da cidade de Manaus. Equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas remanejando pacientes de Covid-19 para hospitais federais do país que têm estrutura para recebê-los.
Matérias relacionadas:
HU da UFPI pode receber mais pacientes de Manaus
Covid-19: Pacientes de Manaus desembarcam em Teresina
Hospital Universitário confirma internação de 30 pacientes vindos de Manaus