25/11/2024

Saúde

Ministério da Saúde anuncia intenção de importar 10 milhões de doses da Sputnik V

Pasta informou que a compra só será concretizada se a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina e se o preço for ‘competitivo’

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 05/02/2021, 13:23

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, anunciou nesta sexta-feira (5) a intenção de comprar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V importadas da Rússia. A informação foi divulgada pelo ministério.

A compra, no entanto, só vai ser concretizada se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial da vacina e se o governo considerar o preço “competitivo”.

Elcio comunicou a intenção a representantes do laboratório União Química, que deverá produzir o imunizante no Brasil, em uma fábrica no Distrito Federal.

Vacina russa Sputnik V será produzida no Brasil pelo laboratório União Química (Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo)

O ministério também disse que, num momento posterior, pretende comprar doses da Sputinik V fabricadas pelo laboratório no Brasil.

O interesse do governo pela Sputnik V aumentou depois de a Anvisa ter retirado a exigência de estudos de fase 3 conduzidos no Brasil para aprovação de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19. Nos casos em que isso ocorrer, a empresa diz que o prazo de análise do pedido será de até 30 dias.

Até então, os estudos da fase 3 tinham que ter sido feitos obrigatoriamente no país, o que não é o caso da Sputnik V.

Fonte: G1

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM