A categoria reivindica a renovação da convenção coletiva de 2019
Motoristas e cobradores realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (11) em Teresina. A categoria reivindica a renovação da convenção coletiva de 2019.
Como protesto, os profissionais permitiram a entrada gratuita de vários usuários. O ato começou na Avenida Frei Serafim e seguiu até a Praça da Bandeira. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) acompanhou todo o trajeto.
A categoria está em greve há quatro dias após a falta de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).
O Setut anunciou que devido ao déficit financeiro pelo qual o sistema passa e a falta de repasses previstos no contrato de concessão que foram descumpridos pela gestão, não vai ser possível cumprir totalmente os termos vigentes na convenção coletiva de 2019.
A entidade informou ainda que está na busca de uma negociação efetiva e uma melhor alternativa para um acordo com a categoria dos trabalhadores.
A 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina determinou, na terça-feira (09), aos consórcios das empresas de transporte coletivo de Teresina que garantam a circulação de 70% da frota de ônibus nos horários de pico e 30% nos demais horários, enquanto perdurar a situação de pandemia.