O Estado vai entregar um cartão para as famílias que receberão o auxílio. O repasse será feito por seis meses.
O governo do Piauí anunciou, nesta sexta-feira (12), que vai pagar R$ 200 mensais a 8 mil famílias em extrema pobreza a partir de março. O repasse será feito por seis meses.
De acordo com a governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa, o governo vai entregar um cartão para as famílias que receberão o auxílio.
“O cartão é para as pessoas que não recebem nenhum benefício do governo federal. Quem recebe o Bolsa Família, por exemplo, não será contemplado. O objetivo é incluir aquelas pessoas que chamamos de invisíveis dentro dos programas sociais do governo federal”, explicou a gestora.
Para avaliar a real situação das famílias está sendo realizada uma busca ativa.
“Vamos garantir o auxílio até que a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) consiga inserir essas pessoas em programas do governo federal. Elas já estão no cadastro, mas não recebem nada. Estamos realizando uma busca ativa para encontrar essas pessoas e provavelmente a quantidade de cidadãos que se incluem no perfil de extrema pobreza deve chegar a 8 mil”, disse Regina Sousa.
Segundo ela, o governo federal deve auxiliar essas pessoas que entraram na extrema pobreza por conta da pandemia do novo coronavírus e, caso não faça, o governo do Estado vai entrar com o auxílio, que vai substituir a entrega de cestas básicas.
Por Lilian Oliveira com informações da Ccom