O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra
Durante esse período de chuvas fortes no estado, a preocupação com os raios aumenta devido aos riscos de acidentes e mortes por descargas elétricas.
Para se proteger, segundo o engenheiro eletricista do centro de pesquisa da Eletrobrás, Fernando Rodrigues, as pessoas devem observar as grandes nuvens cinzas (Cumulonibus), que são as principais acumuladoras de descarga, e manter distância dessas. “Se você perceber que ela vem, já deve ficar em alerta, vem raio por aí”, afirma.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí é o 9º estado com mais descargas elétricas. Isso pode ser explicado, de acordo com o engenheiro, pelo choque térmico entre as altas temperaturas que predominam no solo da região (que tem alta condutividade), com as frentes frias que passam pelas nuvens carregadas.
O QUE É
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra. Na ausência do para-raios, a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, cercas, principalmente nas áreas rurais.
Com informações do Informativo nº 43 do Departamento de Defesa Civil